Copenhaga, 27 Ago (Lusa) - O grupo de rock britânico Pink Floyd e a soprano norte-americana Renée Fleming receberam do rei Carlos Gustavo da Suécia o prémio Polar, considerado o Nobel da música, em cerimónia realizada terça-feira no Konserthuset de Estocolmo.
Aos dois galardoados foi entregue um diploma e um cheque de um milhão de coroas (cerca de 100.000 euros).
Apenas o baterista Nick Mason e o viola-baixo e vocalista Roger Waters estiveram presentes para receber o prémio em representação da banda británica, envolvida há anos em disputas internas.
A cerimónia de entrega, na qual actuaram vários artistas suecos, encerrou uma semana de homenagem aos premiados que incluiu exposições, seminários, projecções audiovisuais e actuações em Estocolmo.
Pink Floyd recebeu o prémio pela sua importância na evolução da música popular e do rock sinfónico em particular, por unir arte e música, pela sua aposta experimental e o seu êxito ao "captar e formar reflexões e atitudes para toda uma geração", segundo a acta do júri.
No caso de Fleming, o júri enalteceu a sua "voz única", a sua "naturalidade" ao cantar e a sua variedade de registos, que atraem tanto os especialistas como o público em geral para saber mais!....JN.
Sem comentários:
Enviar um comentário