Pastor perdeu um total de 40 animais e decidiu instalar sistema, no mínimo, inovador. Sempre que as ovelhas começam a correr de forma pouco normal, homem recebe uma chamada de emergência.

Chama-se Erard Louw e mora na região de Durbanville, em Cape Town, África do Sul. Até há bem pouco tempo, este sul-africano era um pastor como tantos outros daquela zona. Agora tornou-se conhecido mundialmente pela sua inovação.

No mês passado, uma tragédia abateu-se sobre os seus rebanhos, com 27 ovelhas e 13 cordeiros a serem roubados. Cansado do esforço inglório de proteger os animais, Louw decidiu dar-lhes telemóveis.

Assim, em quatro ovelhas, o pastor instalou um telemóvel que se aciona automaticamente com o movimento. Cada uma foi colocada em rebanhos distintos, servindo assim como responsável pela emergência, entre os cerca de 750 hectares que Louw possui.

“Elas estão presas à noite, mas caso alguém abra as cancelas para as roubar, começam a correr. Nessa altura recebo a chamada. Há dias recebi uma, pois elas tinham conseguido saltar uma vedação, mas felizmente não havia nenhum ladrão”, refere.

“Tenho as quatro espalhadas pelos rebanhos e quando ligam vejo no telemóvel se é a ovelha um, dois, três ou quatro. Assim rapidamente sei onde está o problema”, acrescenta.

A inovação tem-se revelado um sucesso, visto que Louw consegue agora ter total controlo sobre os animais. No futuro, só mesmo conseguir que as ovelhas falassem ao telemóvel, mas quanto a isso…


ptjornal.com