A cerveja é talvez a mais famosa bebida do mundo. Ela é apreciado em todo o mundo, e a maioria das pessoas de idade legal para beber estão familiarizados com ela.
No entanto, e apesar de ser tão popular, há muitas coisas que a maioria das pessoas não sabe acerca da cerveja. Conheça aqui 10 fatos curiosos e fantásticas sobre a cerveja.
10 Cerveja e pêlos faciais
Pêlos faciais podem tornar difícil o acto de beber cerveja. No entanto, também pode produzir cerveja potável. Um mestre cervejeiro em Oregon descobriu uma forma de fazer cerveja da levedura coletada da sua própria barba. Embora isso possa soar um pouco nojento, na verdade é uma forma válida de recolher fermento. A maior parte da levedura da fermentação no mundo é colhida a partir de pedaços podres da natureza, por isso alguns movimentos bruscos da barba de alguém é apenas uma (apesar de perturbadora) extensão lógica do processo normal.
9 A Espuma
Muitos bebedores desaprovam a espuma em cima de um copo de cerveja pois torna o beber difícil, no entanto parece apetitosa para alguns. A espuma é uma parte muito importante da cerveja. A "cabeça" espumosa é formada por uma reação de dióxido de carbono complexa e pode dizer muito sobre a qualidade da cerveja. Muitas cervejas stout Guinness, em particular, são caracterizadas pela sua cabeça gloriosamente espumosa.
A falta de espuma, por outro lado, pode significar que a sua cerveja provavelmente é plana e de gosto suave. O Santo Graal dos entusiastas de espuma é a chamada Bruxelas Lace. É a espuma perfeita que se recusa a ir embora e forma um padrão resídual quando o copo está vazio. Isto só pode ser conseguido com uma cerveja de alta qualidade. Curiosamente, Bruxelas Lace nunca se formará num copo sujo, por isso também diz ao bebedor se o seu copo foi devidamente limpo.
8 Maconha e cerveja
Muitas pessoas não estão cientes de que a maconha e cerveja são parentes bastante próximos. O agente aromatizante na cerveja, o lúpulo, é um membro da família canabinácea, que (como você pode deduzir pelo nome) também inclui a Cannabis sativa, a planta da maconha. Embora as plantas sejam da mesma família e compartilhem muitas semelhanças genéticas, você não pode simplesmente substituir uma com a outra.
7 Cerveja de animais mortos
Taxidermia é, definitivamente, uma das poucas coisas que não vão bem com cerveja. Pelo menos, é o que a maioria das pessoas pensa. A cervejaria BrewDog, no Reino Unido, educadamente discorda com o seu novo produto (que também passou a ser a cerveja mais forte do mundo com o seu volume de álcool de 55 por cento) em 2011. A bebida, apropriadamente intitulado "The End of History", vem dentro de um verdadeiro animal morto. A pobre criatura escolhida foi um arminho ou esquilo recheado com uma garrafa.
6 Mais velha cerveja potável do mundo
Embora não haja muitas informações sobre os bebedores de cerveja ao longo da história, as receitas reais para cerveja antiga são difíceis de encontrar. Em 2010, um naufrágio do século 19 foi encontrado perto da Finlândia carregando um tesouro escondido: a mais antiga cerveja potável no mundo. Preservada nas suas garrafas pelo abismo frio, a cerveja foi encontrada ainda podendo ser consumida, com algumas notas queimadas e um sabor ácido.
A última parte foi atribuída a fermentação, e o sabor real é presumido ser muito mais agradável. Os finlandeses levam a sua cerveja a sério, então os cinco frascos preservados estão a ser pesquisados e os cientistas finlandeses estão a tentar determinar a sua receita exata. Eles irão, em seguida, começar a fabricar esta antigo cerveja e vendê-la sob a marca "Shipwreck Beer".
5 Michael Jackson e cerveja
Ao discutir Michael Jackson, a maioria dos entusiastas de cerveja não se está a referir ao rei da pop. Eles estão falando sobre o britânico Michael Jackson (1942-2007), um estudioso de cerveja e a maior autoridade em qualquer coisa relacionada com a bebida. Apelidado de "Beer Hunter" (caçador de cerveja), Jackson foi um escritor e jornalista que, sozinho, salvou a cerveja da obscuridade no final de 1970 (momento em que a cerveja era considerada uma bebida repugnante).
Jackson sempre pensou que a cerveja era um componente importante da cultura. Ele também popularizou a ideia de categorizar cervejas pelo seu estilo. Sem ele, o mundo da cerveja seria extremamente diferente e, provavelmente, muito menos emocionante. Aficionados de cerveja de todo o mundo reconhecem isso.
4 Água e cerveja
Embora a água seja, geralmente, muito insípida, na verdade é um factor muito importante para o sabor da cerveja. A grande maioria da cerveja é a água, afinal, nenhuma quantidade de habilidade ou ingredientes finos vai economizar uma cerveja, se a água é de baixa qualidade. Ao longo da história, muitas cervejarias escolheram a sua localização exclusivamente porque não havia água de qualidade nas proximidades.
Pureza é obviamente um fator: muitos produtores caseiros obtêm surpresas infelizes porque eles têm vindo a utilizar água da torneira com cloro. Além disso, reservatórios de água em diferentes áreas variam em sabor e qualidade da cerveja. Muitos pensam que algumas das melhores águas de cerveja no mundo vêm das montanhas da Irlanda. Esta água é usada para fazer a Guinness.
3 Pirâmides e cerveja
No antigo Egito, as bactérias no Nilo eram tão numerosas que os moradores muitas vezes bebiam cerveja em vez de água. Isso veio a calhar durante os grandes projetos de construção dos egípcios. Quando as pirâmides de Gizé foram construídas, os trabalhadores foram parcialmente pagos com cerveja. Eles foram mantidos num agradável zumbido alcoólico durante todo o projeto, com cerveja dada em três refeições por dia.
Eles consideraram uma fonte refrescante e uma recompensa pelo seu trabalho árduo e provavelmente teriam-se revoltado se tivessem acabado. De fato, a força de trabalho era tão inflexível sobre a obtenção de sua cerveja que as pirâmides não poderiam ter sido construídas se a cerveja não estivesse envolvida.
2 Cerveja de cuspe
Chicha é uma tradicional cerveja de milho peruana que se acredita remontar aos tempos dos incas. O seu ingrediente secreto é extremamente estranho: cuspe. A boca humana abriga muitas bactérias estranhas e enzimas. Alguns deles podem realmente substituir o processo de maltagem usado para produzir cerveja.
Isto significa que o processo de fermentação do milho pode ser ativado pela mastigação sua mastigação, humedecendo-o na boca, e depois colocando-o na mistura de cerveja embebida em saliva. O gosto da cerveja é amargo, e é uma bebida popular no Peru até hoje. A maioria das pessoas substituem a fermentação de cuspe com malte de cevada hoje em dia, mas alguns dizem que ainda o fazem da maneira antiga.
1 A melhor cerveja do mundo
As cervejas são extremamente difíceis de classificar. A superioridade de uma para outra é, em grande parte, uma questão de gosto. No entanto, quando se trata de nomear a melhor cerveja absoluta em todo o mundo, os amantes da cerveja estão em completo acordo. Esta bebida honrosa é chamado de Westvleteren 12. É uma cerveja trapista que está em produção desde 1940.
Westvleteren 12 é uma cerveja escura com um refinado gosto de chocolate inigualável por qualquer outra cerveja. Ela é imediatamente reconhecível pela sua tampa amarela distinta e completa falta de quaisquer rótulos. Normalmente, ela só está disponível no mosteiro que a faz (localizado na Bélgica) e tem que ser comprado diretamente aos monges, que muitas vezes envolve esperar pacientemente numa fila de carros que se pode estender por quilómetros.
No entanto, os monges estão plenamente conscientes da superioridade do seu produto e estão dispostos a usar a sua reputação em seu benefício na ocasião. Quando seu mosteiro precisava de um novo telhado, em 2012, eles exportaram brevemente Westvleteren 12 para diversos países com preços que variaram entre os 75 e os 85 dólares para um pacote de seis e dois copos de degustação. Como imagina esgotaram em minutos.
ciencia-online.net
sábado, 23 de novembro de 2013
10 Fatos fantásticos sobre cerveja
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário