Páginas

domingo, 20 de julho de 2008

Mundo animal . o javali. 3 (ALIMENTAÇÃO: E:REPRODUÇÃO:



Ò Zé se tu te apanha-ses no meio de tal fartura era bom não era?.....



Photobucket
ALIMENTAÇÃO:

O javali é onívaro, isto é, alimenta-se praticamente de qualquer vegetal e também da carne de pequenos animais. Essa característica, aliada à sua grande adaptabilidade climática, por certo muito o ajudou nas suas migrações voluntárias. Nos bosques e pradarias, o javali procura glandes. tubérculos, ervas, insetos e vermes; no outono, nutre-se de avelãs, castanhas, batatas, rábanos e de todos os legumes. Aliás, ele come indiferentemente tudo que é vegetal ou mesmo animal, desde carne de animais mortos até a de seus semelhantes. Durante os invernos muito rigorosos, quando o alimento escasseia, o javali faz migrações às vezes bem longas.

REPRODUÇÃO:

O período do cio começa no final de novembro e dura de 4 a 6 semanas. Em geral, as fêmeas só têm uma parição por ano. Assinalam-se casos de fêmeas com 2 parições por ano, fato que é explicado pelo abastardamento, na cruza com porcos-domésticos que voltam ao estado selvagem. Durante a época do cio, os machos solitários juntam-se ao rebanho, afastando os rivais mais jovens, e ficam em companhia das fêmeas enquanto elas estiverem no cio. Entre rivais de igual força os combatentes são muitas vezes violentos, mas raramente terminam pela morte de um dos adversários. Como o resultado do combate é incerto na maioria dos casos, os rivais acabam se tolerando mutuamente, mesmo que seja contra a vontade . Entre 11 e 115 dias após o acasalamento as fêmeas jovens dão a luz 4 a 6 filhotes, e as mais robustas, 11 ou 12. Antes da parição a fêmea prepara uma cama confortável em uma moita fechada e forrada com musgos e folhas. Os filhotes ficam reclusos durante o tempo estritamente necessário à busca de alimento. Em seguida, conduzindo-os pela floresta, ela ensina-os a se nutrirem e a se defenderem. É comum que várias fêmeas se grupem para criar juntas seus filhotes. Se uma delas morre, as outras tomam conta de sua prole.

Com 18 ou 19 meses de idade o javali está apto a reproduzir-se e, com 5 ou 6 anos, atinge seu completo desenvolvimento. Pode viver de 15 a 20 anos, indo muito excepcionalmente até os 30 anos.

SAIBA MAIS: Existem numerosas variedade de javalis na Europa, na Ásia e na África, entre elas podemos citar:

O Javali-das-Índias (Sus cristatus), que exibe uma crina negra, eriçada, ao longo da espinha dorsal. Maior que o javali-europeu apresenta presas mais desenvolvidas. É o provável tronco dos porcos-domésticos da Índia.

O Javali-raiado (Sus vittatus) caracteriza-se pela faixa clara que lhe orna os flancos. Habita as ilhas de Java, Samatra e Bornéu.

O Javali-de-bigodes-branco (Sus scrofa leucomystax), a subespécie japonesa, apresenta uma linha esbranquiçada que liga o olho ao canto da boca. É considerado o ancestral provável dos porcos-domésticos da China.

O Javali-verrugodo (Sus verrucosus) tem verrugas sob os olhos. Habita Bornéu.

O Javali-barbado (Sus barbatus), que também vive em Bornéu, é maior que os outros javalis e exibe uma barba abundante.

O Javali-anão (Sus Salvanius), que não vai além de 28 cm na cernelha e cuja fêmea é dotada apena de 3 pares de mamas. Habita as florestas úmidas e os caniçais da Ásia.




Photobucket

Sem comentários: