Páginas

domingo, 20 de julho de 2008

Mundo animal . o javali. 1








Photobucket
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
FAMILIA: Suidae
ORDEM: Artiodactyla
NOME CIENTÍFICO: Sus scrofa
NOME EM INGLÊS: Wild Boar
NOME EM FRANCÊS: Sanglier
ALTURA NA CERNELHA: cerca de 90 cm
PESO: 250Kg nos machos e a 150Kg nas fêmeas
COMPRIMENTO: até 1,50 m
TEMPO DE VIDA: 15 a 30 anos
FILHOTES: de 4 a 12 leitões que nascem em março e abril. O filhote do javali nasce de olhos abertos e com 8 dentes, entre eles os 4 caninos que freqüentemente ferem as tetas da mãe. Possui pelagem ruiva, listrada de amarelo, e mantém-se de pé desde o primeiro dia.
ÉPOCA ACASALAMENTO: dezembro e janeiro
GESTAÇÃO: média de 121 dias
MAMAS: 6 pares
PATA: 4 dedos em cada pata
DENTES: dentição completa de 44 dentes, cujos caninos em forma de foice formam verdadeiras presas, sobretudo no macho

O termo javali serve para designar as espécies selvagens do gênero Sus, reservando-se o nome de porco para as raças domésticas. A origem do javali, cuja denominação cientifica é "sus scrofa", remonta a vários milênios, é um animal muito antigo, retratado nos desenhos rupestres dos homens das cavernas. O sabor de sua carne, seu tamanho, ferocidade e bravura fizeram do Javali um dos mais cobiçados troféus de caça, desde a Idade Média. O Javali e o ancestral do nosso porco doméstico, que resultou de vários cruzamentos, acabando por se transformar num animal completamente diferente daquele que o originou. Por causa desse distante parentesco, muitos acham que o javali é o porco da natureza, mas ocorre justamente o contrário. Bem diferente do porco doméstico, o javali adora cuidar de sua higiene, apreciando muito os banhos de água e do lodo encontrado nas margens dos rios, dos quais se utiliza para manter sua pele sempre limpa e livre de parasita.

Originário do norte da África e sudoeste da Ásia o Javali também migrou para a Europa, onde se disseminou por diversas regiões em função de sua capacidade de adaptação. Na América não é catalogado na fauna nativa; por isso é considerado um animal exótico. Possui hábitos noturnos e faro muito aguçado. Não ataca seres humanos a menos que sinta-se ameaçado.

CARACTERÍSTICA FÍSICA:

O javali-comum caracteriza-se por possuir orelhas ovais e pilosas, cauda de tamanho médio terminada por um tufo de pêlos.

Animal robusto, perfil afilado, membros fortes e ágeis e focinho longo. Seu peito e espáduas são muito poderosos, sendo que o macho adulto concentra cerca de 70% do seu peso na sua porção anterior. O javali é dotado de dois pares de presas que, nos machos mais velhos, chegam a medir 15cm. As presas inferiores, as mais longas, estão sempre em contato com as superiores, menores e arredondadas, que fazem o papel de "amoladores", mantendo as inferiores sempre bastante afiadas.

A pelagem do javali, ao nascer, é ruiva e apresenta listras escuras longitudinais em todo o corpo que desaparecem durante os primeiros meses. Estas listras são miméticas e ajudam na sua proteção contra predadores. A medida que vai crescendo seu pelo vai escurecendo, perdendo as listras, e assumindo sua coloração final. Em alguns "tipos" essa pelagem tende mais para o pardo com reflexos negros e em outros para o cinza com nuances patinadas ou grisalhas. O pêlo do javali é composto de cerdas longas, duras e rígidas, sempre forçadas na extremidade e, de pêlos lanosos mais ou menos longos segundo a estação. No inverno, como proteção contra o frio, ele desenvolve uma sub-pelagem mais curta e sedosa, que perde no verão.


Photobucket

Sem comentários: