Páginas

domingo, 20 de julho de 2008

Mundo animal . o javali. 2 .(HÁBITOS E HABITAT):






Photobucket


Os habitats preferidos do javali são as regiões úmidas e brejosas, cobertas de florestas e carrascos. Este animal tem o hábito de repousar numa fossa cavada no solo raso e de tamanho que lhe permita alojar todo o corpo. Quando possível, ele atapeta a fossa com musgos, ramos e ervas secas, passando boa parte do tempo aí. É esse o seu leito.

Os javalis são animais sociais que vivem em vaas ou bandos, formados pelas fêmeas, seus filhotes e os machos jovens. O amor dos machos mais velhos pela solidão valeu-lhes o apelido de "solitários". Sanglier, o nome francês do javali, vem aliás do latim singularis, que significa solitário.) Só se juntam de novo ao bando quando chega a época do cio.

Durante o dia o javali fica abrigado no mato fechado, dormindo preguiçosamente; por volta do fim da tarde ele se movimenta para procurar alimento. Procura também a água e aí brinca longamente. parece que tem uma necessidade absoluta de se refrescar, pois não vacila em percorrer um quilômetro ou dois para ir até o ponto da água. Só invade os campos depois que a noite cai e, uma vez instalado neles, é difícil desalojá-lo. Quando o trigo amadurece, os javalis constituem um verdadeiro problema e, como destroem mais do que comem, tornam-se extremamente nocivos.

As reações do javali são sempre violentas e impetuosas, embora ele se mostre às vezes um pouco acanhado. Corre com muita velocidade, quase sempre em linha reta, sobretudo o macho, que evita volteios bruscos. Nada muito bem e atravessa largos cursos de água ou mesmo braços de mar.

Os javalis são animais prudentes, sempre atentos ao quem vem lá, mas perfeitamente conscientes de sua força e das armas temíveis que têm à sua disposição. sua visão não é muito aguda, mas a audição e o olfato são excelentes. Como o veado, o javali fareja a presença do homem a 500 ou 600 metros e pára sempre que cruza uma pista recente deixada pelo homem.

As faculdades intelectuais do javali não são tão limitadas como geralmente se crê e ele muitas vezes da provas de inteligência e malícia. Seu caráter é, simultaneamente, plácido e irritável. Desde que não seja atacado , o mais robusto varrão não é perigoso para o homem, só se mostrando agressivo contra os cães, seus mais acirrados inimigos. Mas todos os javalis, e principalmente os machos, são extremamente susceptíveis. Se o homem que se encontra face a face com um deles pelo caminho, o animal não se preocupa com ele e apenas se afasta trotando; mas, se o homem tiver a idéia de desafiar o animal, este imediatamente ataca sem se preocupar com o perigo. A fêmea é menos corajosa, exceto quando acompanhada de seus filhotes. Neste caso, ela não hesita em atacar tudo quando lhe pareça representar perigo para sua prole.

Os meios de defesa do macho adulto são temíveis. Exibe presas aceradas e cortantes, o que faz com que os golpes de seu focinho sejam extremamente perigosos, por vezes, mesmo mortais. Os lanhos que produzem são bastante profundos para pôr um osso a nu, ou para perfurar a parede abdominal e lacerar os intestinos.

O grito do javali é em tudo semelhante ao do porco-doméstico. Quando nada o incomoda, exprime seu contentamento com grunhidos. Os filhotes e as fêmeas manifestam a dor com gemidos agudos. O macho, ao contrário, não se lamenta nem mesmo quando gravemente ferido, contentando-se com um rugido ameaçador.
Photobucket

Sem comentários: