Seljalandsfoss, Islândia


Devido ao seu relevo e clima, a Islândia é conhecida por sua quantidade incomum de cachoeiras.


O pequeno país europeu é uma ilha ao norte do Atlântico onde chove e neva com frequência, formando grandes glaciares que derretem no verão aumentando muito o nível dos rios que percorrem o acidentado relevo vulcânico do país.


Espalhadas por todo o território islandês, inúmeras cachoeiras exibem toda a beleza e força da natureza.


A seguir, 10 lindas cahoeiras islandesas.


Háifoss




Situada próximo ao vulcão Hekla, no sul da Islândia, Háifoss é a segunda cachoeira mais alta do país, com uma queda de 122 metros.


Seljalandsfoss




Essa é uma das mais famosas cachoeiras da Islândia e suas fotos ilustram muitos livros e calendários. Seljalandsfoss tem 60 metros de altura e, devido a geografia do local, é possível passar por trás da queda d’água.


Skógafoss




Uma das mais belas e maiores cachoeiras do País, Skógafoss tem 25 metros de largura e 60 metros de altura.


Devido ao grande volume de água, a cachoeira produz muito spray e, nos dias ensolarados, frequentemente formam-se arco-íris que podem ser simples ou duplos.


Gjáin




Formada por inúmeras pequenas quedas d’água, Gjáin é outra bela de cachoeira do sul da Islândia. O local tem um ar misterioso e interessante devido as características vulcânicas da região de onde é possível ver o vulcão Hekla.


Godafoss




Considerada uma das mais espetaculares cachoeiras islandesas, Godafoss significa “cachoeira dos deuses”. Está localizada no norte do país e tem 12 metros de altura e 30 de largura.


Aldeyjarfoss




Localizada nas terras altas da Islândia, Aldeyjarfoss, tem como característica mais marcante suas águas brancas espumantes contrastando com o fundo negro das rochas basálticas. Aldeyjarfoss é uma das cachoeiras favoritas dos turistas que chegam ao país.


Ófaeurufoss




Esta bela cachoeira está localizada na parte central da Islândia. Até o começo dos anos 90 existia uma ponte natural de pedra que desabou por causas naturais.


Gullfoss




Uma das principais atrações turísticas da Islândia, Gullfoss (cachoeira dourada, em português) é formada por uma série curvas e quedas que variam dos 11 aos 32 metros com um volume de água impressionante.


Por algum tempo especulou-se a possibilidade de produzir energia elétrica na região mas agora, a cachoeira é protegida.


Svartifoss




Svartifoss fica no Parque Nacional Skaftafell onde é uma das atrações mais populares. É cercada por colunas escuras de lava de formato hexagonal, que confere ao local um visual muito peculiar.


Dettifoss




A mais poderosa cachoeira de toda a Europa, Dettifoss, é alimentada por um rio formado por um glaciar e coleta água de uma grande região do norte do país, para então despencar pelos seus 44 metros de altura e 100 metros de largura de pura força.